top of page
  • Foto do escritorAndersonn Prestes

3 Benefícios de estudar um idioma estrangeiro



São muitos os benefícios de estudar outro idioma e alguns não são tão óbvios assim.

Estudar um novo idioma é sempre desafiador, apesar de poder ser muito divertido. São muitos os benefícios de ser bilíngue, que inclusive implicam em mudanças estruturais no cérebro. Eu elenco aqui três benefícios que fui percebendo ao longo de meu caminho como professor.

1. Maior compreensão do próprio idioma materno

Parece até um pouco contra intuitiva essa afirmação, mas estudando uma língua diferente, acabamos reconhecendo a nossa própria. Descobrindo como outros se comunicam, nos damos conta de maneira consciente de como usamos nosso idioma para se expressar. Quando comparamos nossa língua com outra podemos perceber a maneira como formamos as frases e juntamos as ideias. Teríamos uma referência para fazer essa comparação. As diferenças aparecem e algumas são até surpreendentes. Os idiomas têm padrões comuns entre eles como verbos, substantivos e assim por diante. Mas podem apresentar diversas diferenças que iluminam nosso próprio modo de comunicação (e de pensar).

2. Entendimento de como uma outra cultura se comunica

Esse tópico é uma continuação do anterior. O raciocínio segue: imergindo em um novo idioma, imergimos em uma nova cultura. E se reconhecemos nossa própria língua estudando outra, também aprendemos sobre uma nova cultura, um novo povo. Percebemos as nuances e características de um idioma que carrega milhares de anos de comunicação. Desde a raiz da língua, que foi se diversificando ao longo do tempo, até chegar em sua versão moderna. Entendemos como pessoas de outros lugares, com estilos de vida e tradições diferentes, se comunicam. Aquilo que dão mais importância ou ênfase, palavras únicas e expressões idiomáticas. É uma viagem humana através do aprendizado.

3. Uso prático, no dia a dia

O último benefício é o mais óbvio e provavelmente o motivo pelo qual as pessoas começam a estudar um idioma estrangeiro: o seu uso prático. Precisa se qualificar para um emprego? Quer poder entender melhor aquela série que tanto gosta de assistir? Vai viajar e precisa se comunicar? Precisa fazer uma prova para aquela pós-graduação planejada? As utilidades de ser bilíngue são muitas em nossa sociedade atual. É quase imperativo saber pelo menos um pouco de uma outra língua. O inglês, disciplina que leciono, está fortemente presente em nosso dia a dia. Seja na vida profissional, no entretenimento, lazer e até em necessidades básicas como alimentação. Marcas com nomes estrangeiros. Lojas. Alimentos. Comportamentos. Serviços. O inglês atualmente é o idioma que tenta aproximar mais o mundo. Abraçar a humanidade. Devido a acontecimentos históricos ocorridos nos últimos séculos, é o que provavelmente fará você e um Indiano poder se comunicar. E, de uma maneira afortunada, poderá melhorar sua condição e expandir seus horizontes.

Estudar um novo idioma pode ainda ser muito divertido. Um desafio que não há idade para começar. Nunca é tarde. Nunca é cedo. A nossa espécie tem a comunicação em seu DNA. Como os únicos que conseguem desenvolver a linguagem com tamanha complexidade, comunicar-se faz parte de nós.

Então, quem sabe não é hora de aproveitar esse legado que define quem somos? Vamos estudar?

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page