top of page
  • Foto do escritorAndersonn Prestes

Adotando um cãozinho (ou a história da Janis)



O google fotos me lembrou que a Janis chegou aqui faz 2 anos, no dia 6 de fevereiro de 2021. Vim dividir um pouquinho sobre a história dela.


Quando adotamos, a Janis (na época "boneca") já era adulta, com uma estimativa de cerca de 1 ano e 8 meses, e vinha de um passado complicado. Foi resgatada com mais ou menos 8 meses, grávida e depois ficou em lares temporários.

Pelo que entendi, nunca era adotada por já ser adulta e ter “histórico”. Ela era muito dócil, mas muito medrosa - com alguns traumas desconhecidos. Quando chegou, ela sempre fugia e ninguém conseguia chegar perto (para tomar as vacinas tivemos que laçar ela e colocar focinheira - junto do dr. @fabioluizvet, que é muito competente). Mas acho que de alguma forma ela sabia que estava ganhando uma casa. A foto abaixo, de gravata, é nos primeiros dias, como ela chegou, quando já esboçava um certo sorriso às vezes.



No geral ela ficava embaixo do carro, no canto da garagem. Num trabalho de muita paciência consegui me aproximar dela. Dia 2 de março foi a primeira vez que consegui fazer carinho nela. A foto a seguir é no dia 9 de março, quando começamos a ter uma relação de confiança.



De lá pra cá ela vem sendo um “cachorro”, com um lar e um tutor - coisas que cachorros precisam. Ela ainda tem muita dificuldade de confiar nas pessoas e late para as visitas (ela tem muito ranço de obra e fica estressada quando tem gente trabalhando na casa, mexendo, batendo) - o curioso é que ela não latia nunca, mas agora, tendo uma casa, “solta a voz” demais de vez em quando.

Acabou que ela conquistou o pessoal e em setembro do mesmo ano veio a Gaia, que resgatamos filhote.

A conexão que tenho com a Janis é forte, a maior que já tive com um cão. Em geral ela me obedece, deixa eu tratar dela quando está doente e tudo mais. Uma relação de confiança tutor-cachorro. Claro que às vezes ela ainda tem alguns medos, que geralmente refletem em algum mal comportamento (como fazer cocô do lado da garagem).

A primeira foto, no topo do post, é um pouco mais recente, num dos lugares que ela mais gosta: ficar de boas na parte da frente da casa.


A Janis é uma grande amiga e parafraseando o Emicida "quem tem um amigo tem tudo".

Eu recomendo adotar um cão, a gratidão deles é muito grande.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page