ANDERSONN PRESTES

*Estou aberto a oportunidades onde minhas habilidades adquiridas ao longo dos anos possam ser utilizáveis.

Um currículo resumido pode ser encontrado aqui. Um currículo extenso e acadêmico pode ser encontrado aqui. Ambos os links levam a arquivos em pdf.

RESUMO DAS QUALIFICAÇÕES

Tenho experiência na área ambiental, em pesquisa, design gráfico e digital, música e atendimento. Possuo formação técnica em design gráfico e digital, e minha formação acadêmica é em Ciências Biológicas, primariamente no estudo de ecologia e evolução. Ao longo dos anos adquiri certa experiência em habilidades como a escrita, interpretação e enunciação. Tenho experiência em gestão de equipes e em divulgação e documentação de serviços e pesquisa, tanto escrita como exposta oralmente. Tenho experiência em atendimento e relacionamento interpessoal nos diversos trabalhos voluntários que desenvolvi.

FORMAÇÃO

  • Estudante Ph.D, Entomology - Ecology, Evolution and Conservation Biology, University of Hawaii at Manoa, Estados Unidos da América. Orientador: Daniel Rubinoff, 2011-2014. (declinado por razões pessoais).

 

  • Licenciatura Plena, Ciências Biológicas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, 2003-2008.

  • Profissionalizante/Técnico Designer Gráfico e Digital. Prepara Cursos, Canoas, 2016-2017.

  • Especialização Developing Your Musicianship, com 4-cursos por Berklee College of Music em Coursera, 2018.

IDIOMAS

  • Inglês – avançado/fluente. 

  • Espanhol - básico.

INFORMÁTICA

  • Conhecimento de:  PowerPoint; Excel; Word; Outlook, e Internet;

                                         Photoshop, Corel Draw, InDesign, Adobe Premiere, Flash, Fireworks.

                                         Conhecimento básico em editores de música.

DESENVOLVIMENTO DA CARREIRA PROFISSIONAL

- Como biólogo e pesquisador

Ingressei no curso de Ciências Biológicas em 2003. No segundo semestre, financiado por Bolsas de Iniciação Científica, iniciei o trabalho no Laboratório de Entomologia da PUCRS, por onde continuei por todo curso. Quase ao final da graduação, em um intercâmbio entre Brasil/Canadá, trabalhei com meio ambiente na Wildlife Division do Governo Canadense. Quando formado, através de concurso público, fui chamado para gerir uma equipe de 10 agentes de saúde no combate à proliferação da dengue em Porto Alegre. Em seguida, realizei algumas consultorias como biólogo, primeiro em um trabalho de equipe para mapear a área verde do bairro Três Figueiras em Porto Alegre, e, depois, em Rondônia, na mata amazônica, para instalação da hidroelétrica Santo Antônio. Em 2011, fui para São Paulo, onde ingressei no mestrado na Universidade de São Paulo (USP). Passaram-se 4 meses e fui contemplado com a bolsa de doutorado pleno no exterior oferecida pela CAPES para estudar na University of Hawaii, Estados Unidos da América. Fiquei 3 anos e dois meses trabalhando como pesquisador com doutorado em andamento, quando retornei ao Brasil por razões pessoais. De agosto de 2015 até agosto de 2016 trabalhei na curadoria de uma coleção de insetos.

- Como músico e designer

Em 2016, iniciei um projeto de música solo com composições com influência de folk, blues e MPB. Ao longo do ano gravei minhas composições no estúdio Suminsky, em Porto Alegre, lançando como singles. Dia 31 de outubro lancei o álbum de estréia chamado “Fotografias & Recortes”, contendo 7 faixas. Executei todos os instrumentos e produzi o álbum junto com Vinicius Bancke. Houve vinculação na rádio Itapema FM de Porto Alegre da música “O que acontecia?”. Todo material gráfico relacionado à música é produzido por mim. Desde as capas dos singles, do álbum, layout das redes sociais, material de divulgação para imprensa e shows. Minha formação como músico é autodidata, com alguns cursos esporádicos e a recente especialização concluída pela Berklee College of Music. Minha formação como designer é técnica, tendo sido concluída em janeiro de 2017.

Andersonn Prestes música

     Designer e músico

     04.16 - presente

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES:​

Composição, gravação e lançamento do álbum “Fotografias & Recortes”. Arte gráfica e fotografias do material relacionado às músicas. Faixas e artes disponíveis no meio digital, seja em serviços de streaming (e.g. http://bit.ly/FotografiasRecortesDeezer), redes sociais (e.g. http://www.facebook.com/aprestesmusic) e canal no YouTube (http://bit.ly/AprestesYouTube). Responsável por manutenção das mídias sociais e marketing. Portfólio de design e outras informações em www.umquartoeumcafe.com.

Coleção entomológica CLAM

     Biólogo curador

     08.15 - 08.16

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES:​

Organização e parte da curadoria de uma coleção com cerca de 100 mil espécimes de insetos voltada a estudos da biodiversidade. Trabalho envolvia atualização de planilhas, catalogação, busca de literatura, fotografia, organização, identificação e coleta de insetos.

University of Hawaii at Manoa         

     Pesquisador com doutorado em andamento

     08.11 - 10.14

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES:

  • Trabalho de campo e laboratório no estudo de ecologia e evolução de um grupo de insetos Havaianos. Realização desde o planejamento do projeto até sua efetuação. Recebi diversos auxílios financeiros para pesquisa em base competitiva e algumas premiações. (Exemplos de auxílios recebidos: Watson T. Yoshimoto Scholarship [$3.000,00]; Edward M. Ehrhorn Entomology Scholarship [$1.500,00]. Exemplos de premiações: Gamma Sigma Delta PhD Student Oral Presentation (25th annual CTAHR Student Research Symposium), por apresentar resultados preliminares em uma conferência [$200,00]; Sui Shan Au Yeung & Emmett R. Easton Award, pela minha trajetória, projeto e trabalho que vinha desenvolvendo no departamento [$1.000,00]).

  • Uma publicação não diretamente relacionada com minha tese foi publicada. Descobri um novo inseto exótico, ou seja, não natural das ilhas, ocupando o Havaí. Citação: Prestes, A. S. 2014. A new exotic noctuid for the Hawaiian archipelago: Feltia subterranea (Fabricius) (Lepidoptera: Noctuidae: Noctuinae). The Journal of the Lepidopterists' Society, 68(3), 220–221.

  • Fui financiado pela Coordenaria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Probiota Consultoria Ambiental

     Biólogo consultor

     07.10 - 04.11

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES:​

Foram efetuadas campanhas trimestrais de coleta e análise na floresta amazônica no estado de Rondônia, Brasil. Fui responsável por coletar Orthoptera nos transectos estipulados com auxílio de assistentes. O projeto tinha o intuito de avaliar e monitorar a entomofauna do local antes e depois da instalação da usina hidroelétrica Santo Antônio.

Cooperativa de Consultoria e Planejamento Ambiental     

     Assistente de campo

     02.09

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES:​

Levantamento de vegetação do bairro Três Figueiras, Porto Alegre, para CIA de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (SULGAS). Trabalho consistia na identificação, medição e documentação fotográfica da vegetação do bairro. Cerca de 10 biólogos trabalharam em duas equipes.

Prefeitura de Porto Alegre

     Biólogo supervisor

     05.08 - 09.08

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES:​

Admissão através de concurso público, edital número 25 para cargo temporário. Trabalho consistia na coordenação de um grupo de 10 agentes de saúde atuando no bairro Lomba do Pinheiro. Atividades envolviam o planejamento, coleta, marcação e execução das vistorias nas residências no combate à proliferação da dengue na cidade.

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

     Pesquisador de Iniciação Científica

     09.03 - 01.08

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES:​

  • Trabalho desenvolvido no Laboratório de Entomologia voltado principalmente à fauna de insetos do Rio Grande do Sul. De 2003 à 2005 fui financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Os projetos envolviam levantamento taxonômico, distribuição e análise morfológicas das espécies do estado (Processos: 01/51472.6 e 03/50649.6). Em 2006 fui financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em projeto relacionado à dinâmica populacional de pragas na cultura da videira (Processo: 103980/2006-7). Trabalhei como colaborador no ano de 2007, focado principalmente na fauna de mariposas do Rio Grande do Sul.

  • Em 2005, enquanto pesquisador de graduação, recebi uma Menção Honrosa no VI Salão de Iniciação Científica da PUCRS, destaque na área de Ciências Biológicas.

  • Como resultado do trabalho no laboratório, principalmente nos últimos anos, um artigo em uma revista técnica internacional foi publicado. Citação: Prestes, A. S.; Nunes, F. G.; Corseuil, E.; Moser, A. 2009. Arsenurinae and Ceratocampinae (Lepidoptera: Saturniidae) of Rio Grande do Sul State, Brazil. The Journal of the Lepidopterists' Society, 63(4): 214-232.

  • Na cerimônia de graduação em Ciências Biológicas recebi premiação por ser o aluno com a maior média acadêmica entre os formandos daquele semestre.

SERVIÇO COMUNITÁRIO

  • East West Center, University of Hawaii.  Diversos trabalhos voluntários durante os quase 3 anos afiliado ao East West Center - http://www.eastwestcenter.org/. (2012-2014). Exemplos: ajudar a organizar cerimônia de conclusão de curso; recepcionar e organizar a chegada de novos alunos (atividade chamada CBI); recepcionar e cadastrar participantes em conferência internacional (East-West Center International Graduate Student Conference); e etc. Eleito Board-Member da associação de estudantes no ano letivo 2013/2014.

  • Kameakolo Entomology Club, University of Hawaii. (2011-2014). Clube se envolvia em diversas feiras comunitárias e levava informação sobre a ciência dos insetos para as escolas locais. Eleito presidente do clube durante o ano letivo 2012/2013.

  • Intercâmbio Brasil/Canadá, Canada World Youth. (2006). Seis meses de trabalho comunitário integral. Primeiro em Camaquã, Brasil, em escola de ensino fundamental, e depois em Corner Brook, Canadá, no departamento de vida selvagem.

  • Operação Amazônia, Projeto Rondon. (2006). Duas semanas em Benjamin Constant, cidade localizada no interior do estado do Amazonas. Reuniões com os gestores da cidade e promoção de um workshop direcionado para os professores locais de ensino fundamental e médio sobre a importância de sua biodiversidade local. 2006.

CURSOS

  • 2018    Fundamentos de Marketing Online. Plataforma Google Ateliê Digital. Aprox. 20h.

  • 2017    Oficina: A Literatura no celular: Introdução ao microconto. Serviço Social do Comércio (SESC), Brasil.                    20h

  • 2017    Leaders of Learning. HarvardX através da plataforma online EdX. Aprox. 20h.

  • 2016    Graphic Design - Visual and Graphic Design. Alison online. Aprox. 3h.

  • 2015    Philosophy of Biology. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil. 45h

  • 2009    Bio Chat: talking in English. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil. 15h

  • 2009    Curso de Fotografia. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil. 10h

  • 2008    Capacitação para o programa de prevenção da Dengue. Prefeitura de Porto Alegre, Brasil. 56h

  • 2006    International Educational Program between Brazil and Canada. Canada World Youth, Brasil/Canadá.                      1100h

  • 2006    Community Development and Intercultural Relationships. Cégep Marie-Victorin & Canada World Youth,                Brasil/Canadá. 645h

  • 2006    Operação Amazônia: Gestão Pública e Desenvolvimento Sustentável. Projeto Rondon, Gorverno                            Federal, Brasil. 204h

  • 2005     Insetos: Coleta e Identificação. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil. 20h

  • 2005     I Curso de Manipulação Genética. Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Brasil. 8h

  • 2005     Introdução à Aracnologia. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil. 20h

  • 2005     II Círculo de Estudos em Cultura Indígena. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,                          Brasil. 35h

  • 2004     Fronteiras da Biologia Celular. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil. 20h

PROJETOS

  • Mantenho um site/blog chamado “Um quarto e um café” (www.umquartoeumcafe.com). Textos escritos de forma livre sobre cultura e sociedade redigidos em Português ou Inglês.

© 2016 por um quarto e um café.

CONTATO:
Canoas/RS - Brasil
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now