top of page
  • Foto do escritorAndersonn Prestes

O deserto Farroupilha


Eu liguei o ventilador. De longe esse é o inverno mais não inverno desde que eu me lembro de invernos. O ponto positivo é que estamos indo acampar amanhã, vou usar bermuda e a água do rio não vai congelar. Mas não deixa de ser preocupante.

Uma área do tamanho da Dinamarca pode deixar de ser floresta na Amazônia. As temperaturas estão aumentando.

O que vai acontecer daqui a 10 ou 20 anos? Eu não sei.

Antônio Nobre, um professor desses inteligentes e que faz pesquisa de ponta, fala neste vídeo sobre a dinâmica climática que fica sobre os ombros da floresta Amazônica. Ele começa dizendo que todo lugar ao redor do globo perto do paralelo 30 (seria a metade da metade da Terra, tanto ao norte como ao sul) é muito seco, desértico. Ali está o deserto do Saara, da Austrália, do Arizona... Como pesquisador, acho demais esses padrões. A gente bate o olho, percebe que uma coisa está junto da outra – tem uma repetição: alguma coisa deve estar acontecendo. Então, é hora de ir atrás de alguma explicação. Ver se realmente há causalidade, ou seja, se a correlação é valida e qual é a causa. No vídeo, Antônio explica o porquê de o ar ficar mais seco no paralelo 30 (vale a pena ver o vídeo, ele tem muito boa oratória) e, então, chega na América do Sul.

Sabe onde está o paralelo 30? Duvido tu acertar... Em Porto Alegre. Eu moro e morei na região que deveria ser um deserto por mais de duas décadas. Minha avó sempre mandou eu levar o guarda-chuva quando saía de casa desde que o inverno ainda era inverno (e o casaquinho também).

Do lado direito dos Andes não há deserto. E os gaúchos não andam de camelo, nem precisam importar água.

O que acontece é que a imensa floresta amazônica forma um rio de vapor sobre suas copas, devido as folhas. As correntes de vento transportam esses rios voadores para o sul trazendo umidade e chuva. Sem floresta, eu viveria nas dunas, procurando uma sombra e vendo miragem.

O planeta está aquecendo (aqui vai o link novamente). A floresta diminuindo. Acho que vejo um padrão. Confesso que um que não me causa tanta empolgação. Maior temperatura. Menor floresta. Paralelo 30. Causa. Efeito. Ar mais seco vindo do norte. Poucas partículas de vapor. Altas temperaturas. Amplitude térmica.

O que vai acontecer daqui a 10 ou 20 anos? Eu não sei. Não sei quanto tempo poderia levar ou o que poderia acontecer de fato. Mas me sentiria muito mais a vontade se as autoridades escutassem os cientistas e começassem a pensar no futuro do nosso planeta.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page