"You don't know me" é uma música icônica do álbum “Transa” feita pelo Caetano no exílio em Londres. Na letra ele canta: você não me conhece/ você nunca vai me conhecer/ me sinto sozinho/ o mundo vai girando ao redor devagar/.
É quase um mantra daqueles que já deixaram sua terra e foram morar em lugares com outra língua, outra cultura, outro clima - muitos outros. Só o fato de falar um idioma estrangeiro já difere muito de como percebemos a nós mesmos e como os outros nos percebem.
Mas a vivência também ajuda a entendermos quem somos, sem amarras sociais de onde nascemos, sem barreiras e sem pré condicionamentos que alguns próximos pressupõem de nós.
Eu entendo a música também como um ato de amor ao Brasil, errático como tem sido desde o começo (pelo menos desde o "descobrimento" e colonização européia), com referências de onde Caetano nasceu, ao povo brasileiro, ao baião.
@gilbertogil em “Back to Bahia”, que tem a mesma temática, canta em português: como se ter ido fosse necessário para voltar / Tanto mais vivo / De vida mais vivida, dividida pra lá e pra cá/.
Eu morei alguns anos no exterior, não exilado, mas certamente consigo me relacionar com essas palavras.
De um algum modo tive vontade de gravar essa breve versão. (Instagram Reels)
Comments