top of page
  • Foto do escritorAndersonn Prestes

"You don't know me" por Caetano Veloso



"You don't know me" é uma música icônica do álbum “Transa” feita pelo Caetano no exílio em Londres. Na letra ele canta: você não me conhece/ você nunca vai me conhecer/ me sinto sozinho/ o mundo vai girando ao redor devagar/.


É quase um mantra daqueles que já deixaram sua terra e foram morar em lugares com outra língua, outra cultura, outro clima - muitos outros. Só o fato de falar um idioma estrangeiro já difere muito de como percebemos a nós mesmos e como os outros nos percebem.


Mas a vivência também ajuda a entendermos quem somos, sem amarras sociais de onde nascemos, sem barreiras e sem pré condicionamentos que alguns próximos pressupõem de nós.


Eu entendo a música também como um ato de amor ao Brasil, errático como tem sido desde o começo (pelo menos desde o "descobrimento" e colonização européia), com referências de onde Caetano nasceu, ao povo brasileiro, ao baião.


@gilbertogil em “Back to Bahia”, que tem a mesma temática, canta em português: como se ter ido fosse necessário para voltar / Tanto mais vivo / De vida mais vivida, dividida pra lá e pra cá/.


Eu morei alguns anos no exterior, não exilado, mas certamente consigo me relacionar com essas palavras.


De um algum modo tive vontade de gravar essa breve versão. (Instagram Reels)

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page